Tecnologia e investimento em sistema multinível para o futuro do Marketing de Rede

Desde a resolução da Federal Trade Council (agência norte-americana responsável por garantir os direitos dos consumidores e uma competição justa de mercado entre as empresas) em 2016, que definiu novas regras para os planos de compensação das empresas que atuam sob o modelo Multinível (ou marketing de rede) – como consequência de sua avaliação da atuação de uma gigante do marketing de rede norte americano – os profissionais de venda direta em escala global precisam estar mais atentos às consequências diretas e indiretas decorrentes dessa ação, que alterou os padrões de atratividade do marketing multinível.

 

Veja a seguir no que implicam estas mudanças e a importância de se implementar um sistema multinível que atenda as novas regras e garanta performance de vendas.

 

 Sistema multinível e Regras do Plano de Compensação 

 

Ao definir que os atuais e futuros consultores independentes atuantes nesse modelo sejam classificados de maneira diferenciada, sendo uma parte desse grupo designada como “Cliente Preferencial” (de forma a explicitar a relação com clientes interessados em comprar produtos com desconto) e outra como “Distribuidor” (que efetivamente corresponde aos empreendedores interessados em construir um negócio e vender produtos atuando na Venda Direta), o FTC gerou, como principal consequência, o impacto sobre as regras do Plano de Compensação sobre as quais estava embasado o modelo de marketing de rede, o que, por sua vez, influencia a gestão tecnológica com sistemas multinível adequados a essas novas regras de negócio.

 

Regras alteradas nos planos de compensação MLM:

#1 O grupo classificado como “Distribuidores” só pode ser remunerado, especificamente, com base nas vendas “legítimas” de produtos aos seus clientes – desde que essa venda “legítima” seja comprovada por recibos das transações, e dado o atingimento de um percentual mínimo de “vendas legítimas”;

#2 Foi eliminada a remuneração por recrutamento e pela compra dos chamados “Clientes Preferenciais”.

 

O discreto detalhe dessa alteração é conceitual, ou seja,  esse novo modelo deve remunerar a rede efetivamente pela “venda”, e não mais pela “compra”.

 

Sistema multinível adequado para o marketing de rede 

 

O marketing de rede, ou modelo multinível, sempre foi o modelo mais demandante de tecnologia e robustez sistêmica do mercado de venda direta, pois além de todo o processo operacional, logístico, tributário e de gestão comercial, a gestão da complexidade dos planos de compensação que geram a remuneração dos membros da rede não pode estar sujeita a falhas nos cálculos nem gerar desconfiança em relação ao seu processamento.

Com o advento das transações online e em tempo real, que aproximou os consumidores dos revendedores e, mais recentemente, com a convergência de canais evoluindo para processos Omnichannel, os papéis de consumidor e revendedor se mesclam e exigem uma multiplicidade de formas de atendimento.

Portanto, o Marketing de Rede passou a depender cada vez mais de um sistema multinível tecnologicamente capaz de integrar as informações geradas pelo controle da operação com a mecânica de aplicação das regras de remuneração.

 

Escolha um sistema multinível que garanta processos, controles e integrações eficientes ao modelo MLM

 

Os sistemas adotados pelas empresas precisam dispor de:

 

-Lógica de parametrização com altíssima flexibilidade no registro das regras de qualificação;

-Vínculo dos papéis distribuídos ao longo das redes;

-Relacionamento com as regras de bonificação e comissionamento.

 

Tudo para minimizar o esforço das equipes administrativas e de TI que apoiam o negócio, e criar de forma confiável e eficiente os resultados que devem ser apurados para os planos de compensação, e então tornados acessíveis online aos revendedores e líderes de rede.

Essa mudança no modelo ocorrida nos EUA torna mais crítica a necessidade de estabelecer novos controles e rastreamento rigoroso sobre o faturamento dos produtos, bem como sobre cadastramento e classificação de diferentes públicos que compõem o canal de vendas e os clientes finais, demandando a revisão das funcionalidades e robustez dos sistemas multinível usados na gestão da rede.

 

Cenário nacional de marketing de Rede e sistemas multinível 

Aqui no Brasil, de forma geral, o segmento ainda questiona se essas determinações do FTC  para o mercado americano podem influenciar um movimento global, ou pelo menos nos principais e mais desenvolvidos mercados – até porque uma das características do MLM é a possibilidade de geração de redes multinacionais, sem fronteiras.

É sempre bem-vinda a adoção de regras menos complexas e que anulem o “fantasma” dos esquemas “Ponzi”, distanciando definitivamente o segmento MLM dos negócios piramidais ilícitos, comparação injusta que ainda perdura e continua gerando desconfiança no Brasil e no mundo.

Quando isso acontecer, para restringir o impacto apenas aos processos estratégicos de conscientização, capacitação e mobilização das equipes, e reduzir ao mínimo o desembolso de investimento para adequar recursos tecnológicos a esse novo cenário, as empresas atuantes ou aspirantes ao Marketing de Rede devem certificar-se de que seus sistemas multinível sejam flexíveis e aderentes a novas regras de negócio – mas absolutamente confiáveis e integrados,  para que os membros da rede atuem de forma segura no canal das empresas multinível, com o apoio de ferramentas adequadas.  

 

Quer saber mais sobre sistemas multinível  robustos, que garantem a integridade dos dados e do cálculo da remuneração? Clique aqui

 

Marcelo Alves

Gestor de Pré-vendas há 6 anos na Gera, tendo atuado nas áreas de Produtos e Delivery. Com mais de vinte e cinco anos de sólida experiência no segmento da Venda Direta, ocupou posições gerenciais na Natura Cosméticos, além de, prestar consultoria especializada em diversas matérias para ABVD, revista IstoÉ Dinheiro e Jornal DCI.